Este artígo é sobretudo dirigido a quem acaba de montar um negócio e precisa de criar um site para o dar a conhecer ao mundo. Um site que seja apelativo, tenha um bom desempenho nos motores de busca e funcione em qualquer dispositivo.
É natural e previsível que não esteja familiarizado com os preços praticados e lhe apresentem orçamentos de 300, 600 ou 1200 euros e não entenda a razão de tamanha diferença. Perguntar-se-á qual é o mais correto e a verdade é que a resposta é: “São todos e não é nenhum.”
Bem, antes de mais, importa dizer que um dos pontos fundamentais a ter em conta é que deve encarar sempre o web design como um serviço, e nunca como um produto. Há quem ache que pode contratar o desenho de uma loja virtual de x páginas por um preço fixo. No entanto, as páginas web não são todas iguais e o resultado final envolve todo um trabalho de equipa.
À primeira vista poderá agradar-lhe a ideia de usar um template, por uma questão prática ou financeira, mas o que hoje serve amanhã deixará eventualmente de funcionar, pelo que deve pensar seriamente no que pretende a médio/longo prazo. Pior que não estar online é ter um mau site, visto que em troca causará uma má impressão, desconfiança ou rejeição por parte do utilizador e certamente o esquecimento nos últimos lugares nas páginas de pesquisa.
Há 4 perguntas básicas que tem de se fazer antes de lançar mãos à obra:
Efetivamente, existem muitos templates a partir dos quais pode criar a sua página web, desde templates do Photoshop ou HTML e CSS. Com um senão: a falta de originalidade. Mais: a maioria nota-se que são templates. Isso inspira-lhe confiança? Na melhor das hipóteses, ficará a achar que o autor é alguém com poucos recursos, e isso não gera confiança. Desenhar o seu site do zero dar-lhe-á a vantagem de ter exatamente o que quer e de se distinguir da concorrência, mas será naturalmente mais caro que se comprar um template standard, onde 90% do trabalho já está feito.
Um template também pode ser modificado e adaptado aos seus gostos, mas deve ter em conta que isso requer mais tempo e dinheiro do que ter um template básico – ainda que a si, cliente, lhe possa parecer que é tão fácil como mudar o tamanho da fonte de um documento Word. Para modificar o aspeto de um template importa ter conhecimentos de HTML e CSS, e isso não está ao alcance de qualquer um.
Saberá que não é o mesmo criar um site com apenas uma página e o site de uma grande multinacional em múltiplos idiomas. Por outro lado, terá que decidir quem vai desenhar imagens, botões, ícones, tipografia, etc.
A maioria das pessoas já se liga à Internet através de dispositivos móveis, pelo que os melhores web designs são responsive, ou seja, estão pensados para se adaptarem pelo menos a três tamanhos de dispositivos: smartphones, tablets e notebooks. Mas a conceção deste tipo de design é mais difícil e custar-lhe-á mais que fazer uma simples página para ser lida no browser do portátil. No entanto, se o seu site não se vê bem a partir de um dispositivo móvel, estará a perder visitas e clientes todos os dias.
Exemplos:
Estas características especiais requerem uma manutenção com atualizações de conteúdo mensais, novas secções cada x tempo, etc.
O QUE É MAIS IMPORTANTE NO WEB DESIGN
O essencial num trabalho de web design é conseguir conectar com o seu público-alvo em menos de 30 segundos e isso consegue-se tanto com o desenho com com as palavras. Em primeiro lugar, no que respeita ao conteúdo, aquilo que importa para as pessoas é como as vamos ajudar, a nossa proposta de valor e, sobretudo, como as fazemos sentir.
Além de ser original, atrativo e limpo, um design de excelência exige: