Acha que a sua produtividade no trabalho é imaculada?
Muitos dirão que sim e outros tantos (ou ainda mais) vão dizer que não. A verdade é que, independentemente, do empenho ou dedicação ao trabalho, todos têm níveis oscilantes de produtividade.
Os motivos para a falta de produtividade no trabalho podem ser os mais variados, mas há um que, provavelmente, se sobrepõe: um mau planeamento do dia ou do fluxo de trabalho.
5 Truques e dicas para aumentar os seus níveis de produtividade
Manter-se produtivo é, por vezes, um “desafio”. O mundo do trabalho atual requer profissionais capazes de dar resposta rápida e (quase) simultânea a vários pedidos; exige que estes se mantenham constantemente ligados ao mundo que os rodeia, por email, telefone, etc. Todos estes fatores podem gerar distrações que afetam a produtividade no trabalho.
Mas há formas de “minimizar os danos”.
De forma geral, a produtividade no trabalho pode basear-se numa boa gestão de tempo e recursos. Conheça algumas dicas que o podem ajudar a aumentar a sua produtividade.
1. Defina um plano de trabalho
Antes de começar o seu dia, dedique alguns minutos a organizar a sua agenda. Crie uma “to-do-list”. Identifique as tarefas a executar e defina horários para as realizar. Este plano deve obedecer a uma ordem de prioridades. Sabendo o que está pendente e conhecendo os prazos a cumprir será mais fácil organizar-se, evitando atrasos e/ou tarefas incompletas.
Mas o seu planeamento deve contemplar também o dia seguinte. No final do dia, antes de sair, reveja a sua lista, para perceber as tarefas ou assuntos que ficaram pendentes.
2. Evite distrações
Se tem tendência a distrair-se facilmente, o melhor é cortar o mal pela raiz. Desligue o seu email pessoal, redes sociais, chats, o que seja. Para não cair nas armadilhas da internet, o melhor é evitá-las. Por isso, use o seu computador apenas para aceder aos elementos indispensáveis ou às suas ferramentas de trabalho.
Mas claro, não vamos esquecer o telemóvel. Se não o usa para fins profissionais, coloque-o em silêncio e desligue a internet.
Quanto menores as distrações, maior será a sua produtividade.
3. Defina horários para pausas
Sim, as pausas são essenciais para quem quer aumentar a produtividade no trabalho. Por vezes, bastam poucos minutos para “recarregar baterias”. São vários os artigos que apontam que o ideal é realizar intervalos de 15 minutos por cada 90 minutos de trabalho.
Passar muitas horas a trabalhar, sem qualquer pausa, vai conduzi-lo a um elevado desgaste físico e mental. O resultado?! Tudo menos uma alta produtividade.
Pare, saia da sua secretária para “esticar as pernas”, beber um café ou se preferir consulte as suas redes sociais ou páginas do seu interesse na internet.
Para ser produtivo não tem que trabalhar oito horas ininterruptas. De facto, a falta de pausas prejudica o seu rendimento. Saber quando parar pode ser a chave para um bom desempenho. As pausas podem ajudá-lo a relaxar e a manter-se motivado ou até (quem sabe) encontrar as soluções que teimavam em não aparecer – talvez devido ao cansaço.
4. Regra: Uma tarefa de cada vez
O “multitasking” está na moda e todos adoram dizer que são capazes de fazer várias tarefas em simultâneo. E se calhar até são, mas isso faz deles pessoas mais produtivas?! Pense duas vezes. Se quer aumentar a sua produtividade foque-se numa tarefa de cada vez. Siga um percurso lógico: inicie, desenvolva e termine.
5. Alimente-se de forma correta e beba água
Soa-lhe à típica conversa da sua mãe?! Talvez seja. Mas para quem quer ser mas produtivo no trabalho é importante que se alimente corretamente e que se mantenha hidratado. Uma má alimentação ou a desidratação corporal afetam profundamente a sua produtividade, já que dificultam a sua capacidade de concentração.
O segredo!
De forma simples e direta, não há segredos. No fundo, uma boa gestão do seu tempo e uma excelente capacidade de organização e planeamento, podem ser fundamentais para aumentar a sua produtividade no trabalho.
E lembre-se que a produtividade não se mede pelo número de horas que trabalha ou número de tarefas que realiza, mas sim pela qualidade do seu trabalho.