Falar em seguro de saúde é explicar de certa forma que conceito é este de se ter garantido o acesso à saúde privada em Portugal. Falar em encontrar o melhor seguro de saúde para si, é conseguir canalizar toda oferta existente no mercado de forma a ir ao encontro das reais necessidades de cada um.
Como em todos os ramos de actividade, existem bons, maus e players médios no mercado. O negócio das seguradoras não foge à regra. É imensa a oferta de seguros de saúde presente no mercado e, desta forma, é urgente saber escolher o melhor seguro de saúde para si.
Quando tiver que escolher um seguro de saúde deve saber que existem três grandes grupos que se diferenciam pelos seguintes sistemas:
Sistema de reembolso: a empresa de seguros cobre uma parcela das despesas de saúde, de acordo com a apresentação dos comprovativos;
Sistema Convencionado: a empresa de seguros garante a convenção com uma rede variada de entidades médico-hospitalares onde o segurado pode escolher o local onde quer receber tratamento.
Sistema Misto: Combina as vantagens dos dois sistemas anteriores, ficando o segurado com a possibilidade de escolher o que mais lhe convém a cada momento.
Após esta abordagem geral às diferentes tipologias dos seguros de saúde, aprenda a seleccionar a solução que mais se ajusta às suas necessidades.
1 – Conheça as suas prioridades e necessidades
Defina quais são realmente as coberturas que fazem sentido para si.
Já tem filhos ou pretende ter?
Só está interessado em poupar nas despesas com as consultas, ou não se importa de pagar um pouco mais para o caso de ter que ficar hospitalizado?
Qual o histórico clínico do seu agregado familiar?
2 – Analise a rede médica
Confirme que conjunto de médicos, hospitais ou clínicas de sua eleição fazem parte da rede médica do seguro de saúde que está vai contratar. Caso isso não se verifique a melhor opção para si é optar por um seguro de reembolso ou misto.
3 – Tipo de coberturas e exclusões
As coberturas variam bastante de seguro de saúde para seguro de saúde. Logo à partida defina uma das modalidades referidas anteriormente (reembolso, convencionado ou misto), depois deve compreender que nem todos os problemas de saúde estão cobertos pelo seu seguro.
Para além das exclusões específicas que terá que negociar quando efectuar o seguro de saúde, existem exclusões que são normalmente transversais aos comuns seguros de saúde:
» Doenças que já existiam antes à subscrição do seguro;
» Tratamentos específicos como SIDA, fertilidade, toxicodependência, alcoolismo, entre outros;
» Acidentes de Trabalho;
» Cirurgias Estéticas
4 – Período de carência
Já são conhecidas alguns seguros de saúde sem período de carência, no entanto na generalidade dos casos não poderá usufruir do seguro nos primeiros 90 dias após a sua contratação, e no caso de gravidez e parto, este período pode ir até um ano e meio.
5 – Poupar no seguro
É já comum nas seguradoras apresentarem descontos no seu seguro de saúde, caso faça a inclusão de outros membros do agregado familiar diminuído assim o montante do prémio. Esta opção tem a vantagem do preço mas complica no que toca a coberturas pois estas por norma têm que ser idênticas para todos os membros do agregado incluídos no seguro de saúde.
Outra forma de poder poupar algum dinheiro é conseguir juntar todos os seus seguros na mesma entidade, opção que já pode encontrar em inúmeras seguradoras e onde poderá reduzir significativamente o preço a pagar pelos seus seguros.
Peça Já a sua Simulação, Clique aqui e Preencha o formulário.