A primeira motivação é a mais óbvia: Estética. A sua marca é a representação gráfica da sua empresa. Quando está feia, a sua empresa está feia. Esta afirmação pode parecer simplista, mas na verdade traz várias implicações.
Ter orgulho da sua própria marca implica inclusive na sua motivação e dos seus funcionários. Melhora a auto-estima. Afinal, quem não gosta de estar bem-vestido? Com a sua empresa, é a mesma coisa.
A beleza é um conceito abstrato. Aquilo que é bonito para uns pode não ser para outros. Mas ao pensar na identidade que representará sua marca no mercado, não se pode dar ao luxo de errar. Não existem segundas “primeiras impressões”. Por isso, o profissional de design entra em campo.
Um designer gráfico é um profissional capaz de interpretar as necessidades de comunicação que uma organização tem numa concepção visual que seja funcional, estética e assertiva.
Então, fazer design é deixar as coisas bonitas?
Na verdade, não. É bem mais do que isso.
A origem da palavra design remete a “projeto” e não a desenho, como alguns pensam. O que o designer fará para uma empresa é isso, projetar, planear e aplicar um conjunto de regras visuais que funcionarão como interface entre o que se deseja comunicar e os seus destinatários. Noutras palavras, faz com que suas mensagens cheguem da melhor maneira aos seus clientes.
Quando se trata da identidade de uma empresa, acredite, consistência e coerência vem antes de beleza. Não quer que o seu logótipo comunique uma coisa, e o seu site, outra. Ao pensar numa marca, o designer deve pensar além somente do logótipo, da fachada, do cartão de visita. Precisa de pensar em todo o universo de peças que orbitam a comunicação da empresa. Precisa de pensar em como essa empresa se apresenta no mercado, para quem fala, quem quer atingir, qual é o seu tom de voz. A isso, damos o nome de identidade corporativa.
É aí que nasce a sua marca.
Essa marca necessita de estar na cabeça do seu público. Quando o seu cliente pensar na sua empresa, deve lembrar-se do logótipo, mas muito mais que isso. Deve se lembrar do ambiente da sua loja, do seu site, do tipo de atendimento que foi dispensado. Toda a experiência que o cliente teve no contato com a sua marca. Tudo isso vai influênciá-lo na decisão de escolher ou não a sua empresa na altura de fechar um negócio. Positiva ou negativamente, vai depender de si.
Este processo costuma ser especialmente interessante para o dono do negócio. As discussões levantadas durante o trabalho de identidade muitas vezes trazem questões que o empresário nunca tinha realmente parado para pensar. No fim, as motivações e os valores da empresa ficam mais claras para todos, e isso reflete na performance.
O segundo motivo é este. Bom design traz resultados palpáveis.
Design diferencia e destaca a sua empresa perante a sua concorrência. Vivemos numa época em que as pessoas têm muita informação. Dão muito valor ao seu dinheiro. No momento de decidir entre duas marcas com preços e qualidades similares, estes conceitos subjetivos podem fazer a diferença em optar por uma ou outra marca. Pode ser aquele que tem a embalagem mais bonita, o site mais claro e direto, a loja mais agradável. De qualquer maneira, o que não quer é que essa escolha penda para o seu concorrente, que investiu em design.
Estes são alguns motivos para se investir em design. Existem muitos outros.