Ah o verão! Tempo de sol e calor, que apela a muitas horas na praia e descanso… mas não para quem procura emprego. Até pode parecer que o país e as empresas param, mas não é bem assim. Aliás, em termos de recrutamento estes são mesmo alguns dos melhores meses para procurar emprego. Ora veja.
1. Há muitas oportunidades
Sim, é verdade. Lá porque as empresas tendem a funcionar a “meio gás” (principalmente durante o mês de agosto) não significa que não estejam a recrutar. Faça uma pesquisa nos sites de emprego e nas páginas das empresas e vai ver que fica surpreendido. Podem não ser tantas como nos restantes meses do ano, mas acredite que são mais abundantes do que possa pensar. Depois, durante este período são várias as empresas que – além dos processos de recrutamento comuns – abrem programas de estágios de verão. A estas ofertas juntam-se ainda os empregos sazonais, claramente em maioria. Da restauração à hotelaria, campos de férias ou organização de eventos, por exemplo, ofertas não faltam.
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Peça e nós envia-mos . Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.
2. Finalização de contratos
A época de verão significa para muitos profissionais o fim do contrato (por incapacidade de adaptação, porque não preencheu os requisitos da empresa ou porque surgiram novas oportunidades, por exemplo). Ou seja, estas vagas vão ficar desocupadas e podem ser uma boa oportunidade para si. Só precisa de estar atento.
3. A concorrência é menor
Como dissemos no início, a tendência é que grande parte dos candidatos decidam tirar férias até da procura de emprego. Mas se assim for, tanto melhor para si. Se há menos pessoas a candidatarem-se ou há mais a recusarem entrevistas de emprego por estarem longe, isso significa menos concorrência para si. Se estiver atento às ofertas de emprego no verão não só dá de caras com as melhores oportunidades, como ainda vê as suas possibilidades redobrarem.
4. Os recrutadores dão mais atenção ao seu CV
O raciocínio é simples: se o número de candidatos é menor, há menos Curricula Vitae (CV) para analisar, logo os recrutadores podem verificar com mais calma cada CV e prestar mais atenção a todos os detalhes (como a sua experiência profissional ou as suas competências, por exemplo).
5. Há empresas que recrutam no verão para iniciar os contratos em Setembro
Para muitas empresas o mês de Setembro é o escolhido para marcar o início de um novo ciclo laboral, no qual se assinala a entrada de novos profissionais e, nestes casos, o recrutamento faz-se nos meses precedentes.
6. Um trabalho de verão pode abrir as portas para um trabalho fixo
Não subestime o valor dos trabalhos de verão. Há casos de profissionais que, depois de serem selecionados para reforçar a equipa durante o tempo de férias dos colaboradores habituais, graças ao seu bom desempenho são convidados a integrar os quadros da empresa.
Com emprego no verão
Já deve ter percebido que afinal a procura de emprego e o verão combinam muito bem. E razões para estar atento não faltam como viu. Ainda que os meses de verão registem menor movimento nas empresas há sempre algo a acontecer. E se está à procura de emprego o melhor é estar atento. Mas não desespere. Também vai poder aproveitar o verão. Só precisa de se organizar. E depois, graças às novas tecnologias até na praia pode consultar o seu email ou pesquisar e selecionar novas ofertas de emprego para responder no fim do dia.