Já pode autenticar-se em serviços online do Estado, através do seu computador ou telemóvel. Conheça as vantagens da chave móvel digital e os serviços disponíveis.
Existe uma nova forma de autenticação à distância, que evita a deslocação aos balcões de atendimento dos vários serviços públicos para tratar de assuntos tão diversos como requerer uma certidão, alterar um registo de propriedade automóvel, consultar informação predial ou apresentar a declaração de IRS.
Tem de se registar, com o cartão de cidadão, no portal. É lhe atribuída uma senha de acesso a todos os portais de serviço do Estado, que fica associada a um número de telemóvel e a um endereço de correio eletrónico. Sempre que precisar de um serviço público online, receberá o código de acesso através de um destes meios de comunicação. Esta combinação de palavra-passe e código temporário (só é válido durante alguns minutos e não pode ser reutilizado) substitui a assinatura e até a necessidade de apresentação do cartão do cidadão. Desta forma, o Estado consegue confirmar a autenticidade da sua identificação.
Serviços acessíveis na Internet
Mude a morada no cartão de cidadão, atualizando automaticamente o seu endereço postal nos vários serviços públicos. Além de evitar a deslocação aos balcões de atendimento do Instituto de Registos e Notariado, Loja ou Espaço do Cidadão, não tem qualquer custo com o serviço, poupando 3 euros.
Estão previstos descontos até 20% para alguns atos de registo predial, realizados através da Internet.
Os cidadãos maiores de idade podem pedir a sua certidão de nascimento. É-lhes disponibilizado o acesso ao documento em suporte eletrónico, que pode depois ser entregue a quem o solicitar durante um prazo de validade definido (3 ou 6 meses). Custa entre 8 a 16 euros.
A alteração do registo de propriedade do veículo na sequência da sua venda já pode ser feita através da Internet, pelo comprador ou pelo vendedor, beneficiando de 15% de desconto sobre o custo ao balcão. O pagamento tem de ser efetuado através de homebanking ou Multibanco.
Na impossibilidade de receber em tempo útil uma senha de acesso ao Portal das Finanças ou à página da Segurança Social Direta na Internet, pode autenticar-se através do cartão do cidadão, mediante a introdução do seu PIN.